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⚔️ "Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota"

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A frase que ilustra o título é uma das definições encontradas no Best-seller A arte da Guerra, escrita por Sun Tzu, um dos principais estrategistas da história militar chinesa. Partiremos dela para refletir um pouco sobre a importância da estratégia no trabalho do Social Media. 
 


A vida e as experiências nos mostram diariamente que não existem fórmulas prontas e acabadas para o sucesso de uma ideia, pessoa ou projeto. Muitas são as variáveis que coexistindo na medida "certa", farão algo ter continuidade, ingrediente básico para o sucesso.

Quando relacionamos este processo que necessita da gestão de variáveis ao trabalho do Social Media, nos deparamos com duas realidades conflitantes e que precisam ser equalizadas, de um lado, a urgência e ansiedade pelo resultado imediato, do outro, o conhecimento de que uma boa história com bons resultados precisa ser construída, precisa ser vivida. É neste momento que entra a figura do profissional, uma pessoa com as qualidades para buscar resultado desde o primeiro instante, contudo, discernindo sobre os tipos de resultados, um deles poderá aparecer no primeiro instante de trabalho, mas o outro, não tem jeito, só virá depois de uma complexa relação entre o que se faz e o que se percebe.

 

Interpretando Sun Tzu

Infinitas poderiam ser as interpretações para a frase "Tática sem estratégia é o ruído antes da derrota", sendo assim, podemos arriscar uma como "Minha amiga(o), se alguém pedir para você pular, apenas certifique-se de não estar pulando em um precipício". 

Não se trata de apenas fazer, mas fazer com um propósito, com conhecimento e controle dos riscos, afinal, marcas não devem ser tratadas de forma inconsequente e irresponsável.

É assim no mundo das mídias e redes sociais, as ações nestes ambientes sempre são multiplicadas, positiva ou negativamente. Apenas fazer sem objetivos claros e sem uma estratégia definida, somado ao ambiente complexo e de extrema concorrência que vivemos, faz das ações um esforço que não transforma ou, que não ajuda a construir boas histórias, quando não geram problemas que precisarão ser administrados com muito tato.

Por mais que tenhamos ferramentas para simplificar nossas vidas, não somos capazes de fazer a mesma coisa com o ambiente externo, este é complexo,  disputado e incontrolável. É aí que surge a importância da estratégia, um conjunto de definições para se alcançar um objetivo ou meta de forma organizada, com o controle dos riscos, ousada se necessário e com o conhecimento de quem está do outro lado. É ela que ditará o que deverá ser feito!

 

A estratégia no trabalho do Social Media

O profissional de Social Media normalmente se depara com objetivos comuns, tais como aumentar as vendas, fazer a marca ser mais conhecida, construir a imagem de uma determinada marca. O que precisamos perceber é que os objetivos até podem ser comuns, mas a forma de atingi-los são infinitas, aqui voltamos ao início deste artigo, as variáveis. 

Para que possamos gerir as variáveis é fundamental lançarmos mão de métodos e estratégias que comprovadamente nos ajudarão a organizar nosso trabalho e realizar o mais importante, ajudar nossos clientes a construir diariamente a sua história no ambiente digital. Uma destas estratégias é o Unbound Marketing, criada por Rafael Kiso, jornada que passa por colocar a marca, bem ou serviço no radar das pessoas, gerar gatilhos para a ação e após conversão, estimular o cliente através do compartilhamento de suas experiências com a marca, desta forma, ao longo do tempo a mídia paga apresentará uma boa relação de retorno dentro de um ciclo orgânico de promotores da marca que utilizam as redes sociais como meio.

O trabalho de Social Media é uma verdadeira aventura que exigirá muito conhecimento, visão estratégica e acima de tudo, criatividade para se diferenciar em ambientes povoados por milhões.

 

 

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