[ editar artigo]

Seleção Natural Digital - Falem mal, mas falem de mim?

Seleção Natural Digital - Falem mal, mas falem de mim?

O fantasma do cancelamento circunda a internet, e bem ou mal, cancelamento não é apenas quando as pessoas lhe criticam e isolam seu canal, prejudicando muito sua comunicação. Uma outra forma de cancelar, pra mim, é o auto-cancelamento (kkk), ou seja, o simples fato de você estar preguiçoso, falando muito, ou pouco, ou mandando mal nas escolhas de tópicos, formatos e posicionamentos. Aos poucos, seu engajamento e alcance vão sendo cortados, as interações se perdendo, e recuperar isso é muito difícil em uma rede que não te dá mais credibilidade.

Portanto, cuidado! Cuidado mesmo! Não faça qualquer coisa para cumprir agenda. A semana está mais puxada que o normal? Calma! Não vai dar tempo de fazer aquele post do show que você tem? Calma de novo!

Como otimizar seu tempo nas redes sociais? Aí vão algumas dicas:

Ficar sem tempo para postar ou fazer posts "rápido" com aquela foto pronta pode até lhe fazer sentir mais confortável, mas fato é que um post sem razão de existir, sem mensgem, sem cumprir uma função e um objetivo, é só mais um post entre os bilhões na internet pelo mundo. Na realidade, quando isso acontece, é só mais um indício da importância de planejar tanto seu conteúdo como seus  anúncios com ANTECEDÊNCIA.

Isso deve ser feito com mais ou menos um mês antes da postagem. O que surgir no caminho, é lucro. Alterações? Dá tempo de fazer! Grandes produções ou desmembramentos em diversas submídias? Também! Juntar tudo num dia só ou dois costuma funcionar, dependendo do volume: Separe um dia da semana para produzir conteúdo para duas semanas, por exemplo.

Outra dica preciosa é usar diariamente o BUSINESS SUITE do facebook para responder todos os comentários, curtidas e interações tanto do facebook como do instagram, sem deixar passar nada! Com ele e o gerenciador de anúncios, você operar Facebook, Instagram e ainda fazer anúncios de cliques para o WhatsApp Business, ou seja, operar vários canais e veículos em uma só ferramenta. Uma baita economia de tempo. 

Outra dica preciosa é lembrar e se valer muito do conceito de Unbound Marketing, que usado de forma inteligente ajuda muito a otimizar tempo e energia produzindo conteúdo para alcance com os próprios clientes, acertando mais o conteúdo desenvolvido para quem você já sabe que te segue e gosta de seu trabalho (o chamado público HERO), e fornecendo assim combustível (conteúdo) para que o trabalho de gerar mais conteúdo também venhados próprios clientes.

Não esqueça de, ao planejar seu conteúdo com antecedência, lembrar da LEI DE PARETTO: falamos 80% do tempo da campanha sobre o que SABEMOS e 20% do tempo sobre o que VENDEMOS, ao longo de toda a campanha, e só no centro dela, no período de conversão, é que as duas curvas se cruzam e o que você VENDE fica um pouco mais saliente no discurso que o que você SABE, ok?

A foto que escolhi para ilustrar este texto mostra um último exemplo deste tipo de contéudo sendo produzido AO VIVO! Sim, uma live, por exemplo, onde reúno 20 clientes do mesmo setor e abasteço eles com informações, pode ser suficiente para motivar-los e engaja-los a falar de vocÊ e compartilhar o que diz. No meu caso, por exemplo, ganhei um exército Peer to Peer aqui nesta Live sobre marketing de contéudo onde ensinei aos meus clientes sobre a importância do compartilhamento da experiência do usuário. E como lido com música, imagina só o que são 20 músicos compartilhando a aula de social media que tiveram? Entendeu o que eu estou falando? 

Agora mãos à obra!

Gustavo S. Angimahtz

MLabs
Gustavo Sampaio Angimahtz
Gustavo Sampaio Angimahtz Seguir

sou bacharel em comunicação social - jornalismo pela cásper líbero;pós graduado em administração de empresas pela fgv; mba em marketing estratégico pela fea-usp-rp e músico violonista.

Ler conteúdo completo
Indicados para você