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Por que a Brand Persona é tão importante para a sua marca?

Por que a Brand Persona é tão importante para a sua marca?

Muitas empresas estão no mercado há tempos, mas ainda não construíram uma Brand Persona para dar vida a comunicação de seu negócio. Depois do curso Social Media Exponencial ficou ainda mais claro para mim, a importância dessa construção. Por isso, decidi criar o passo a passo, com informações do próprio curso, de como desenvolver uma Brand Persona. 


 

Para construir uma marca é necessário ter em mente que esse é um processo de desenvolvimento a longo prazo que se baseia em estudo, dedicação e criatividade. Em meio a tantos elementos indispensáveis para desenvolver a comunicação de uma empresa, temos a persona de marca que, como o nome já entrega é uma personificação do próprio negócio ou instituição.

 

O que é Brand Persona?

A Brand Persona é literalmente a "pessoa de marca", mas o que isso significa? Basicamente ela é a transformação de tudo que sua empresa representa em uma pessoa com características apoiadas em arquétipos. Os arquétipos são desenvolvidos à partir de signos, que tornam possíveis as criações de storytellings para elaborar personagens. 

Está achando que é muita coisa? Não para por aí! Para formar a comunicação de uma marca é imprescindível determinar todos esses elementos e realmente dar vida ao seu projeto. Uma pessoa tem diversas qualidades, atributos e peculiaridades certo? Por isso, é tão importante desenvolver esses estudos para dar voz a sua comunicação. Mas como fazer isso? Borá lá, vou te explicar! 

 

1 - Defina os diferenciais da sua empresa e os objetivos de comunicação

Antes de tudo é necessário entender a essência do seu negócio, pois isso determina todo o resto. Se o seu produto tem como maior diferencial levar praticidade para o dia a dia das pessoas, então a comunicação precisa ser prática e trazer elementos que exemplifique isso para o público-alvo. 

Vamos colocar em prática? Pegue um caderno e uma caneta e faça uma listagem com todos os diferenciais da sua marca. Depois disso, comece a estabelecer os objetivos de comunicação. Tente fazer isso respondendo as perguntas abaixo:

Diferenciais:

- O que seu produto proporciona aos clientes? 
- Como seu produto pode ajudar no dia a dia? 
- Quais são as experiências que seus clientes possuem ao entrar em contato com seu negócio? 

Objetivos de comunicação

- Como você deseja que sua marca seja vista? 
- Qual é o propósito principal da sua marca? 
- Qual linguagem mais combina com o seu segmento? 
- Quais artifícios são essenciais para a sua linguagem?  

Feito isso iremos para a segunda etapa que é a de análise dos arquétipos. Vamos lá? 

 

 2 - Faça uma análise e defina os arquétipos

Existem diversos arquétipos criados à partir de signos presentes em nossas relações como sociedade. Cada um deles possui uma jornada diferente, como por exemplo: o herói. Você já deve ter visto em filmes diversas vezes o arquétipo do herói, onde a estória sempre começa com uma pessoa que possui algum problema, sofre uma transformação e no fim se torna o salvador de todos os problemas da humanidade. 

Bom, vou te mostrar os principais arquétipos existentes:

 

Fonte: Social Media Exponencial

Fonte: Social Media Exponencial

Como você pode ver nas imagens acima, existem ao todo 12 arquétipos, mas podem existir, dentro do espectro, diversas variações de características que podem ser combinadas para gerar o arquétipo final. Lembrando sempre que nunca se deve mesclar arquétipos opostos.

Cada um deles representa e gera uma associação imediata, mesmo que inconsciente sobre o que sua empresa proporciona. Faça uma análise e identifique quais arquétipos vão de encontro com a essência e objetivos de comunicação do seu projeto. 

 

3 - Construa o Voice Deck e dê vida à sua persona

 

Voice Deck

Agora é o momento de se basear em todos os conceitos que você já definiu e montar o seu Voice Deck, ele constituído por: persona, tom de voz, linguagem e propósito. Assim como a imagem abaixo, defina cada um dos tópicos que compõem o seu voice deck.

Fonte: Social Media Exponencial

Feito isso você tem os quatro pilares principais para dar vida à sua brand persona. Está pronto? 

 

Brand Persona

Agora está bem mais fácil estabelecer quem é a persona da sua marca não é? Depois de desenvolver o passo a passo acima, pense estrategicamente e crie os seguintes atributos:

- Nome 
- Gênero
- Idade
- Profissão
- Características
- Hobbies 
- Quais assuntos domina? 
- Habilidades 

 

Ficou claro a importância de uma persona para sua marca? 

Depois de passar por todo esse processo, fica mais claro entender sobre a importância de produzir uma persona para o seu projeto não é mesmo? Sem uma persona a marca fica sem forma, rosto, voz e características e por consequência, sua comunicação não impacta e conecta com o público. 

Todos esses passos são direções simples sobre esse assunto. Se você quer se aprofundar ainda mais, assista ou reveja as aulas do curso Social Media Exponencial.

Um abraço, até a próxima! 

 

 

 

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