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Plataformas sociais da loja de presentes Kanto Inkieto

Plataformas sociais da loja de presentes Kanto Inkieto

 

Fachada da loja Kanto Inkieto

 

O Kanto Inkieto é uma loja da cidade de Londrina, que conta com apenas uma funcionária, além dos 2 donos que são os meus pais. A loja tem 26 anos de tradição e está localizada no shopping mais antigo da cidade, o Shopping Com Tour. 

O mix de produtos é grande, tem departamentos de papelaria, acessórios, brinquedos, utilidades domésticas, itens de decoração e uma seção inteira apenas com produtos orientais.

Desde 1994, o Kanto Inkieto atende apenas em sua única loja física, porém no ano de 2020, por conta do fechamento temporário das lojas por causa da pandemia, o Kanto Inkieto teve que se adaptar.

A adaptação não foi fácil, porém, meus pais aprenderam a mexer no WhatsApp e a se comunicar com o cliente por lá. Um deles ficou responsável pelo atendimento e o outro, pelas entregas. Começamos pequeno, primeiro atendendo apenas o prédio onde moro, depois resolvemos atender o centro da cidade, e hoje fazemos entregas para toda a cidade de Londrina.

 

Interior do Shopping Com Tour

 

Equipe Kanto Inkieto, ou melhor, família Kanto Inkieto😊

 

No mês de julho, agrupei todos os dados dos usuários do Kanto Inkieto na plataforma Mlabs com a pesquisa realizada com a dona do estabelecimento e a partir daí consegui criar o buyer persona.

Pesquisa realizada com a dona do estabelecimento e perfil do Facebook e Instagram da plataforma Mlabs.

 

Os clientes do Kanto Inkieto tem em sua maioria de 25 a 45 anos e são 80% mulheres, mães de família que buscam a loja para compras de materiais escolares, brinquedos, itens de decoração e acessórios para os filhos. Estes clientes querem receber sua encomenda no mesmo dia, e não querem pagar a mais pelo frete.

 

Maria, buyer persona do Kanto Inkieto

 

Mapa de Empatia

 

Para o Brand Persona, criei a Katia do Kanto Inkieto, ela é otimista, carismática, alegre e carinhosa. Foram muitos rascunhos, até chegar no modelo ideal. A ideia foi seguir o logo da marca que desde sempre foi uma menina oriental com um coque para cima.

O Kanto Inkieto, no início, utilizava para o logo, uma menina com um kimono. Porém com o abrasileiramento da marca e chegada de mais produtos nacionais para a venda na loja, entendemos que a Katia também se abrasileirou e também manteve seus costumes, como falar algumas poucas palavras japonesas no seu dia a dia, pois é tradição em sua casa. Entretanto, não fazia mais sentido ela utilizar um kimono, por isso optei por retirá-lo e vestir roupas ocidentais.

 

Logo do Kanto Inkieto

 

Falamos muito em humanização das marcas, a Katia foi criada para ser a representação do Kanto Inkieto, traduzindo os valores e perfil da loja. Humanizar ajuda na aproximação com o público, afinal poder ser atendido ou receber conselhos de uma figura que representa uma pessoa é mais confortável para o consumidor. Por isso, na criação, achei importante fazer uma personagem com muita expressão e emoção. Além da utilização de roupas diferentes para cada uma das ocasiões, como: ficar em casa, onde vesti a Katia com roupas confortáveis e pantufas, ou quando ela sai para entregas, ela está vestida com máscara e roupas para passeio. Além do traje tradicional japonês que poderá ser utilizado apenas em datas comemorativas, como o aniversário da loja.

 

Processo de criação da brand persona iniciou com rascunhos no papel

 

Depois, com a utilização de alguns softwares, foi possível transferir ela para o digital. Foram muitas tentativas em relação aos traços até chegar no resultado a seguir.

 

Uffa.. brand persona finalmente criada 😊

 

Katia, brand persona do Kanto Inkieto

 

O Voice Deck foi criado para ajudar na hora de conversar com clientes, já que este processo é feito por 2 pessoas diferentes, eu faço todo o atendimento pelo Facebook e Instagram na minha casa. E o atendimento pelo WhatsApp é feito pela minha mãe, já que ela é a responsável pelas entregas e fica na loja.

 

Posts apresentando a Kátia

 

Outros posts do Kanto Inkieto

 

Fiz também a atualização dos posts, deixando eles mais humanizados, com a utilização da brand persona. E para os produtos, antes utilizávamos fotos prontas dos revendedores. Hoje, todo o processo de fotografia é feito na minha casa, onde montei um pequeno estúdio com cartolinas coloridas com as cores da marca, trazendo assim mais confiabilidade para os clientes.

 

 

A pandemia pegou a gente de surpresa, tivemos que nos adaptar da forma que foi possível, e vocês não imaginam o imenso orgulho que tenho dos meus pais, que desde sempre fizeram toda a venda de forma tradicional, e na hora que a situação apertou, conseguiram aprender a se comunicar pela internet, fazendo toda a comunicação com o cliente e cadastro dos produtos no catálogo virtual.

Com tudo isso também senti a necessidade de me aprimorar. As plataformas sociais do Kanto Inkieto se tornaram muito mais importantes do que eram antes, são o catálogo para que os clientes conheçam,  entrem em contato e façam a sua compra pelo WhatsApp.  Sempre fui admiradora do Rafael Kiso e o seu curso chegou em ótima hora, agora com maior entendimento de todo o processo para a criação de posts, pretendo continuar estudando e acredito que colheremos bons frutos. 😊

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