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Copywriting: É de comer?

Copywriting: É de comer?

Escrever bem exige prática, e para o mercado digital existe um profissional que se dedica a isso: o copywriter.

Na internet, o conteúdo de qualidade é aquele “vende”! Vende produtos, ideias, serviços, entretenimento; e no final do dia, o bom conteúdo é o que paga as contas, não é mesmo? E para isso, é muito importante desenvolver uma boa comunicação através das habilidades da escrita, criar textos que não apenas atraiam a atenção dos usuários, mas principalmente que convertam em ação.

O termo é relativamente novo, o Copywriter é a pessoa especialista em escrever conteúdo. Mas neste caso com foco em textos mais curtos e sempre voltados para conversão, trabalhando técnicas e gatilhos para a copy perfeita!

Para elaborar uma estratégia de uma boa copy existem algumas regras que são essenciais:

- Fazer com que o leitor crie relacionamento com a marca;

- Entreter e Inspirar o leitor;

- Motivar as pessoas a tomarem uma atitude em relação ao serviço ou produto.

Além destes princípios devemos contemplar também outros elementos que devem conter na construção desta técnica textual:

Comece pelo objetivo: é necessário estabelecer um objetivo e traçar metas para o conteúdo dentro do funil de vendas. Para auxiliar na construção deste material, é comum adotar um calendário editorial, explorando feriados e datas comemorativas, para programar publicações de conteúdos e o lançamento de campanhas estrategicamente.

Efetue muitas pesquisas: para que o conteúdo do seu blog se torne relevante, e referência em determinado assunto, é necessário que satisfaça as necessidades do seu público, e para isso é necessária muita leitura.

Crie com exclusividade: para se destacar, um dos elementos mais importantes na criação de copies é a exclusividade, por isso seja criativo, e garanta que o seu conteúdo seja único, com informações inéditas e relevantes para a sua persona.

Pense em otimização: a relação entre o Copywriting e SEO é muito importante, a otimização garante que o seu site tenha uma boa posição no ranking de pesquisas do Google, ou em qualquer outro buscador, para que seja encontrado pelos usuários.

Conclua com análises: com a análise de resultados você terá potencial de tomada de decisões em busca de sucesso para seu blog, site e redes sociais. Acompanhe as métricas para potencializar o que está dando certo e identificar o que deve ser evitado.

Escrever requer muito estudo. Entretanto, mais do que isso, é preciso desenvolver algumas técnicas que ajudam na hora de criar um texto efetivo e que realmente converta o seu público.

Descubra seu público alvo, e defina sua persona, dessa forma, será possível produzir um conteúdo orientado para os seus potenciais clientes. Além disso é essencial estabelecer o tom e a linguagem que serão adotados em seus conteúdos.

Criar títulos focados ajuda na conexão com o leitor. Para que ele compreenda a mensagem e saiba o que deve ser feito, é indicado que você use verbos no imperativo, principalmente no título e na CTA.

Trabalhe sua capacidade de persuasão e conte histórias. Usando os gatilhos mentais conseguimos estimular o público, e evitar sinais já memorizados pelo subconsciente das pessoas. Assim, ao ler um texto que utiliza esses gatilhos, o cliente acaba optando por um produto em vez do outro.

MLabs
Celiane Gomes Candido
Celiane Gomes Candido Seguir

Jornalista, profissional de Rádio e Televisão e MBA em Marketing e gestão de Negócios.

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