[ editar artigo]

Como ser lembrado pelo seu público: A importância do conteúdo tipo Help

Como ser lembrado pelo seu público: A importância do conteúdo tipo Help

Diante do cenário atual de restrições impostas pela pandemia houve o fortalecimento da  presença on-line de negócios, sendo que o canal digital muitas vezes se tornou o único ponto de contato com os consumidores.

As redes sociais que inicialmente foram desenvolvidas para entreter e estreitar laços com amigos e familiares, aos poucos foram invadidas por empresas e negócios com o objetivo de criar um contato direto e mais próximo com o público e clientes.

Segundo o IBGE (2018) sete em cada dez brasileiros estão conectados à rede. Em meio a tantas empresas, mais importante do que ter a presença on-line é se tornar relevante para que mais pessoas acompanhem o conteúdo e fortaleça a base de clientes, consequentemente aumentando as vendas. 

Porém o que se observa é que muitas empresas buscam apenas vender e não consideram todas as etapas da jornada do consumidor. Ela é composta de cinco etapas: awareness, descoberta, compra/ação, experiência própria e experiência compartilhada.

Estudos mostram que as marcas precisam explorar em seus conteúdos, 80% daquilo que sabem e 20% daquilo que vendem. Na etapa primeira da jornada do consumidor, awareness, o que deve predominar são os conteúdos do tipo help, que se caracterizam por serem rápidos, de fácil entendimento, que vão de encontro às necessidades do público-alvo e economizam tempo. A seguir alguns exemplos de conteúdos do tipo help por segmento:

- Automotivo: Dicas sobre como aumentar a performance de seu carro, vantagens de utilizar gasolina aditivada, quanto posso economizar fazendo a revisão periódica. Até mesmo podem ser trabalhados conteúdos relacionados como destinos de viagem próxima a alguma determinada cidade, entre outros.

- Alimentação: Dicas sobre alimentação saudável e seus benefícios, receitas e modo de preparo. Em assuntos relacionados ao segmento podem ser trabalhados temas como dietas, bem estar, prática de exercícios físicos e outros.

- Vestuário: Dicas sobre tendências, construção de looks, cuidados com as roupas e até mesmo customização e também como selecionar peças para uma determinada viagem, entre outras dicas. 

Aposte em conteúdos que ajudem as pessoas, dessa forma você aumentará sua autoridade sobre o que faz e será lembrado pelo seu público.

Ler conteúdo completo
Indicados para você