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Como sai dos 3 posts semanais e mudei a estratégia digital da agência que trabalho

O ano é 2020, uma epidemia atinge o mundo todo de surpresa, rapidamente o comércio teve que fechar, as escolas encerraram suas aulas presenciais, o turismo freou suas atividades, as micro empresas começaram a fechar suas portas, empresários desesperados procurando uma solução para que suas empresas não quebrem, e então, aparentemente, o marketing digital ganhou sua devida notoriedade no mercado. 

As empresas começaram a achar uma saída, decidiram se posicionar melhor nas redes sociais e como consequência, vender seus produtos online. 

Trabalhando como content producer em uma agência do interior de São Paulo, pude ver de perto inúmeras empresas e micro empresas apostando todas as suas fichas em marketing digital, buscando manter seus negócios vivos. 

Foi nessa demanda alta de clientes entrando na agência que comecei a perceber a inefetividade do meu trabalho, eu sabia que só criar conteúdo de interesse não estava trazendo nenhum resultado de vendas para esses clientes. Descontente com os conteúdos que criava, que apesar de bons, não atingiam as pessoas certas, não tinham estratégias e não geravam nenhum tipo de interação, decidi ir em busca do por quê que não conseguia resultados exponenciais e de como eu poderia mudar esse processo dentro da agência. 

O curso Social Media Exponencial da mLabs apareceu com a indicação de uma amiga que trabalha na mesma área que eu, mas em São Paulo. Me cadastrei no mesmo dia que a primeira aula começou. 

Naquele dia, percebi que a minha carreira profissional iria mudar, e os nossos clientes iriam começar a ter resultados positivos.

Não tínhamos nada, a estratégia do digital era praticamente escolha do atendimento, que sugeria três posts semanais, sem verba para Ads, e pronto, contrato fechado. Comecei a chamar esse processo de ''É só fazer uns posts'', porque acreditava na efetividade do quê estava fazendo, afinal, entrei na agência já com um sistema formado, sem nenhum outro tipo de estratégia, a não ser 3 posts semanais. 

Logo na primeira aula, tive o primeiro contato com Brand Persona e Buyer persona, entendendo a importância de identificarmos cada uma delas para termos uma linguagem, tom de voz e personalidade mais eficiente na comunicação com os clientes ou possíveis clientes da marca.

Antes do curso, nunca tivemos aprofundamentos em unbound ou jornada do consumidor, o que me trouxe um certo espanto, pois foi nessa hora que me dei conta de que todos os processos do digital da agência estavam errados. 

O que me passaram desde o começo, era uma estratégia vinda do atendimento da agência, que pouco conhecia sobre técnicas de marketing digital, e me resumiam em ''é só fazer uns posts aí''. 

Conforme as aulas iam avançando, e entrando em jornada onlife, conteúdos do tipo help, hub e hero, direcionamento de anúncio, transmídia de conteúdo, fui entendendo que tudo o que estava aprendendo era de muito valor e que poderia fazer muito mais do que aqueles três posts semanais jogados no feed do cliente.

O sentido todo do curso girava em torno de fazer a jornada do consumidor funcionar bem, para a marca gerar promotores e então conseguir atingir a etapa de awareness organicamente e assim por diante. A clareza dos processos e a coerência do conteúdo do curso estava me transformando em outra profissional. 

E então, outro baque: monitoramento e análise. 

Tudo o que sabia antes do curso Social Media Exponencial sobre monitoramento e análise era coletar os dados das plataformas como, likes, engajamento, número de seguidores e desempenho. Mais um processo totalmente errôneo que cometemos constantemente, nossos relatórios não tinham insights, eram somente números vagos extraídos do facebook e instagram que não diziam praticamente nada. 

Essa foi a gota d'água para criar coragem e mandar um email para a coordenação dando um feedback completo sobre os processos do digital na agência. A resposta foi imediata, recebi um telefonema do diretor me agradecendo e me orientando a estruturar esses novos processos do digital. 

Não tenho dúvida que este curso foi um divisor de águas na minha carreira profissional. Semana que vem começamos os processos de uma nova estratégia para os novos clientes e me sinto muito mais confiante para começar esse novo ciclo. 

Mas não acaba por aí, hoje a confiança é ainda maior para conquistar novos espaços em novos ambientes. 

No final, existem muitas coisas por trás de 3 posts semanais. 

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