São tantos canais, estratégias, ferramentas e nomenclaturas, que fica difícil traçar uma estratégia unificada, sem se deparar com obstáculos no caminho.
Esse é um desafio forte no dia a dia de uma profissional de marketing digital.
Por mais que o cenário vem mudado de uns tempos para cá, a comunicação entre as áreas do marketing digital é sempre mais difícil, sendo que cada um possui suas tarefas e prioridades, e em muitos casos não tem uma conexão firmada.
O conceito de Unbound - apresentado no curso Social Media Exponencial - chegou para quebrar as barreiras entre profissionais de Outbound e Inbound marketing, aproximando a atuação de ambas áreas e permitindo estratégias holísticas e harmônicas.
Como profissional de marketing, posso dizer que esse conceito abriu minha mente para as infinitas possibilidades e vantagens em unificar as frentes de marketing, todas trilhando o mesmo caminho ruma ao resultado.
Gostaria de dissertar mais sobre o tema, explicando o conceito de Unbound marketing, a jornada do consumidor dentro desse conceito e como os mundos online e offline se complementam!
Unbound Marketing e a jornada do consumidor
Unbound marketing é uma estratégia de marketing - sim, não apenas marketing digital - que tem como pilares as diferentes etapas da jornada do consumidor.
A jornada do consumidor já é bem famosa, e basicamente se refere ao caminho que um consumidor traça com a marca, desde o período pré-conversão, até o pós-conversão.
Cada etapa é nomeada de acordo com a fase em que o consumidor se encontra:
Você provavelmente já conhece um pouco sobre essa jornada e suas respectivas etapas.
Porém, Rafael Kiso vai além em seu curso, apresentando os conceitos de experiência própria e compartilhada, que são etapas após a conversão fundamentais para fidelização, escalabilidade e mídia espontânea (a mais persuasiva de todas!).
Se pararmos um pouco para refletir, é possível perceber que a experiência compartilhada permite a disseminação da marca através de mídia espontânea, contribuindo para a primeira etapa da jornada: Awareness.
Essa volta torna toda a jornada um ciclo retroalimentado, aumentando significativamente a escalabilidade de uma marca que trabalha bem cada uma das etapas.
Mas o que é mais revolucionário no conceito de Unbound não é a jornada em si, e sim quais canais/estratégias são atribuídos a cada etapa da jornada...
Unbound marketing: a solução de nosso problemas?
Já vimos muitas áreas do marketing aplicando a jornada do consumidor em suas estratégias, mas essa visão permite irmos muito além, atribuindo a cada etapa as estratégias mais adequadas de marketing.
Na imagem acima, podemos ver como Outbound e Inbound se complementam dentro da jornada do consumidor, contribuindo para o ciclo como um todo.
Outbound se destaca em awareness por ser muito eficiente em gerar reconhecimento de marca para quem nunca ouviu falar da mesma. Nessa etapa o Inbound é mais ineficiente.
Já na descoberta, o Inbound ganha mais força, pois agora que o público já tem certa noção de que você existe, é mais fácil apresentar conteúdos para gerar demanda pela sua oferta.
E tem outra área que é muitas vezes esquecida também: relacionamento e indicação.
Não adianta vender algo, esquecer do cliente e torcer para que ele indique sua marca a um amigo ou seja fiel à sua marca. Para que isso aconteça é preciso de planejamento e incentivo, resumindo: é preciso de relacionamento!
Aqui entram estratégias para otimizar a experiência do cliente e proporcionar um ambiente propício ao compartilhamento com outras pessoas, pela oferta de conteúdos exclusivos e incentivos da marca como criação de grupos exclusivos, entre outras práticas.
O motivo pelo qual apresentei o título como "solução dos nosso problemas" é simples: se começarmos um planejamento Unbound, é possível ter uma visão holística do negócio e priorizar as ações certas nos canais certos.
Quando não há uma estratégia unificada, é muito difícil ver o todo e entender o que está impactando positivamente ou negativamente no negócio.
A estratégia Unbound resolve esse problema, pois através de sua aplicação, obtemos uma visão mais assertiva para identificar problemas e gerar insights em todas frentes de marketing!
Unbound e o conceito On-life 360
Lembra que falei sobre Unbond não ser apenas digital? Pois é, chegou a hora de falarmos mais sobre isso...
Além do Outbound marekting tradicional- OOH, rádio, tv, revista, etc... - também temos o conceito On-life, que é uma palavra bonita para descrever a integração entre os dois mundos - online e offline.
O fácil acesso às redes móveis possibilitou que as pessoas vivessem em um mundo totalmente conectado, onde a distinção entre o mundo online e offline é cada vez menor.
Frente a esse cenário, é importante que as marcas se adaptem e realizem campanhas que extraiam o melhor dos dois ambientes.
Já são vários os cases de marcas que executaram uma estratégia On-life e tiveram resultados incríveis, como a nike em sua campanha que basicamente transformou paredes de grafite em lojas de forma brilhante e com resultados incríveis!
Esse conceito tem relação com o Unbound, pois é uma alternativa para integrar as etapas de compra, experiência própria e compartilhada em uma só campanha, provando o potencial que essa unificação estratégica possui.
Quais são os próximos passos?
O marketing digital tradicional, como nos ensinavam a 5 anos atrás - já é ultrapassado.
Sabemos que o meio digital está em constante mudança, e, portanto, devemos nos adaptar a esse cenário.
A tendência é que as marcas com maior diferencial competitivo sejam aquelas que trabalham a harmonização entre diferentes áreas do marketing e unificação estratégica, para que todos estejam na mesma rota rumo ao sucesso.
Além disso, é importante que as empresas inovem, pois é isso que o consumidor exige atualmente.
São muitos concorrentes no mercado, e um forte diferencial será na entrega da melhor experiência, que é resultado da junção entre o melhor dos mundos on e off, para que o consumidor tenha um senso de completude e satisfação.
Atuo como Analista de SEO há 2 anos, e sou apaixonado por Marketing Digital e tecnologia, sempre buscando integrar ambas para alcançar melhor performance e assertividade com os dados.