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A Jornada da vitória! Mais que uma venda, um envolvimento. Venda mais e melhor.

A Jornada da vitória! Mais que uma venda, um envolvimento. Venda mais e melhor.

AWARENESS é o primeiro passo para colocar nosso produto/ serviço no radar dos clientes, assim trazendo a consciência de que o negócio existe.

Agora que já sabem quem é você, é preciso mostrar o que é você. A CONSIDERAÇÃO é onde será mostrado seus diferenciais, suas características, seu propósito, a bandeira que você levanta.

CONVERSÃO, aqui de fato é onde o cliente começará a entrar no campo de compra e ação, momento de você apresentar seu produto, suas chamadas de compra.

Após a compra todo mundo tem sua primeira impressão do produto adquirido, gerando sua EXPERIÊNCIA PRÓPRIA.

Quando a EXPERIÊNCIA da jornada anterior foi tão positiva, o cliente sente a necessidade de que ela seja COMPARTILHADA com alguém mais próximo e também nas redes sociais. É exatamente aqui que seu negócio se potencializa, esse tipo de experiência deve ser muito estimulada.

Esta jornada é chamada de UNBOUND, que é quando você vai além da jornada, fazendo com que ela aconteça de forma cíclica.

Resumindo, quando o produto é compartilhado é gerado um estimulo para que novas pessoas conheçam a marca. O conteúdo criado pelo próprio consumidor na última ponta faz com que no mínimo seguidores deste cliente passem a conhecer o produto.

Quando pensamos em jornada do consumidor, logo pensamos em funil de venda, porém são coisas distintas. A jornada do consumidor é um processo lógico, independente do mercado que você está ou o produto que você vende, você passa por essas etapas. Sendo assim, em algum momento você fica sabendo que o produto existe, em outro momento você descobrirá se isso resolve seu ponto de dor, se soluciona algo que esteja procurando, aí depois você compra e testa e por fim compartilha com alguém sua opinião sobre o produto ou serviço.

Já o funil de venda é dinâmico, pois as pessoas podem entrar no topo, no meio ou já direto no fundo do funil. Um exemplo seria a pessoa que pegou a informação compartilhada pela jornada de um consumidor satisfeito, e já foi decidido para comprar o produto, indo direto para o fundo do funil e quando isso acontece você precisa estar preparado, com campanhas, para recebe-lo em cada etapa do funil e assim o levando para as próximas, conforme for.

Toda essa estratégia da jornada é exatamente para que suas campanhas não sejam apenas em funil de venda, entenda mais:

  •  Zero Moment of Truth (Momento zero da verdade) Estratégia usada pelo Google na etapa de consideração que é onde as pessoas passam, de fato, a buscar informações.
  • First Moment of Truth (Primeiro momento da verdade) É o momento da compra, onde você corresponde a expectativa da pessoa, seja na comunicação ou nas experiências, por isso é muito importante que esteja sempre alinhado com os Arquétipos e Brand Persona para que não aja ruídos entre você e seu público alvo.
  • Second Moment of Truth (Segundo momento da verdade) Ela testou o produto e correspondeu as suas expectativas positivamente.
  • Last Moment of Truth (Último momento da verdade) A experiência foi tão boa que essa pessoa se tornou promotora, propagando gratuitamente a marca.

MLabs
Fabricio Constantino
Fabricio Constantino Seguir

Sou formado em Administração e pós graduado em Marketing e Empreendedorismo. Apaixonado por tecnologia, designer e MKT digital.

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