[ editar artigo]

A importância do Brand Persona para maturação digital.

A importância do Brand Persona para maturação digital.

Comenta-se com frequência sobre a maturação digital do cliente(principalmente em clientes de pequeno e médio porte), em que ponto está, se ao menos possui um site institucional, se utiliza uma ferramenta de CRM, onde ele já possui presença(plataforma de rede social), até para que o Social Media possa entender em que ponto o cliente se encontra e o que será necessário aplicar (Onboarding e Ongoing) para que o mesmo possa alcançar determinado objetivo.

Entretanto algo que é deixado de lado nessa formação de base por muitos profissionais é a necessidade da construção da Brand Persona(na ansiedade de demonstrar resultado rápido), o que geralmente ocorre é que existe uma logomarca (construída algumas vezes sem nenhuma ideia central) e a partir da mesma são desenvolvidas as propagandas (outbound) e conteúdo (inbound) relevante mas que não há nexo muitas vezes com o próprio produto (serviço) do cliente, simplesmente a busca por atenção.

Partindo do principio que as pessoas se comunicam com outras pessoas e não com marcas o Brand Persona irá dar a personalidade da marca, independente de qual sejam os arquétipos: Hero(Nike), Jester (Skol), Magician (Disney), Ruler (Mercedes-benz), Regular Guy (mLabs), dentre dezenas de outros, podendo inclusive ter características de vários arquétipos desde que não haja oposição (regular guy não pode ser ruler por exemplo). A partir dai podemos construir o Voice Deck da marca (Persona, Tom, Linguagem, Propósito), como que a marca irá conversar com os clientes (mudando de acordo com ambiente). 

O Brand Persona bem construído evita erros e até mesmo facilita o trabalho do Social Media, afinal existirá a orientação adequada nas editorias para o designer e redator, protocolos de resposta para cliente podem ser desenvolvidos a partir dele, acarretando com que tudo que será produzido nasça a partir do Brand Persona(funcionando como guia). Fazendo assim com que a construção da presença digital da marca seja solida e alcance com maior velocidade a maturação digital necessária para que o negocio prospere comercialmente nos meios digitais.

 

Ler conteúdo completo
Indicados para você