[ editar artigo]

4 passos para se tornar um Social Media Exponencial!

4 passos para se tornar um Social Media Exponencial!

 

Você já conhece o ciclo PDCA? Pois bem...essas letrinhas representam uma das ferramentas de gestão mais potentes popularizada por Deming, considerado por muitos como o “pai do controle de qualidade moderno” e que pode ser aplicada em absolutamente tudo na vida...Tô falando sério! : )

 

Sou formado em Administração e curso MBA em Gestão de Projetos e posso garantir que ferramentas de gestão que trazem métodos podem ser de grande ajuda, mas como tudo na vida, não adianta simplificar demais...é preciso investir tempo e muita vontade de fazer acontecer!

 

E o PDCA é uma delas! A sigla vem de algumas palavras em inglês: “P” – Plan (Planejar), “D” – Do (Fazer/Executar), “C” – Check (Checar/Conferir) e “A” – Action (Agir/Ajustar/Ação). Ou seja, temos aqui os 4 passos para nos tornarmos Social Media Exponenciais! Vamos ver:

 

1º Passo - Plan: Parece óbvio, mas partir pra ação sem um mínimo de planejamento é uma grande furada...e olha que temos uma grande propensão a isso, não é mesmo? Pra isso, é preciso entender os Fundamentos – Arquétipos, Needscope, Brand Persona, Master Idea, Voice Deck, Unbound – para então criar todo o planejamento de publicações para as Redes Sociais – Matriz de Canais Sociais, Distribuição das Editorias, SEO E SMO, Estratégia de Hashtags - e, não só isso, toda a dinâmica de interação com o Cliente, lembrando que, como dito pelo nosso querido especialista Rafael Kiso, estamos praticando o Marketing em Ambiente Digital, ou seja, o Marketing continua sendo Marketing e devemos nos orientar pelos seus fundamentos...

 

2º Passo – Do: Depois de todo esse planejamento, esse aqui fica um pooouco mais fácil, só que nem tanto...rs. Aqui é o momento de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa! Vamos colocar em prática, executar e só assim será possível ir construindo o conhecimento em torno de todo o processo de gestão do Marketing Digital. Atenção para o Alcance e Engajamento: entender as Dimensões de Mídia e aplicar tudinho considerando o conceito do On-Life 360!

 

3º Passo – Check: Pensou que era só planejar, fazer acontecer e ir dormir? Se enganou, meu bem! Verificar se o que aconteceu deu certo é muito importante. Já dizia Peter Drucker: “Se você não pode medir, não pode gerenciar”! E tem muita razão. É nesse momento que entram toda a parte de Monitoramento e Análise. E não se esqueça: números por números não dizem nada: analise, estude, ache as conexões, tenha insights...isso é “quanti” e “quali” andando de mãos dadas!

 

4º Passo – Action: E por último, mas não menos importante (frase super cliquê rs!), aja, tome ações corretivas, proponha novos jeitos de fazer! Com base em toda a sua análise, faça as correções, faça novos testes, não tenha medo: “quem não se arrisca, não petisca” (Mais uma pra conta!).

 

E a partir de aí temos o ciclo de Melhoria Contínua. “Rode” novamente o PDCA, traga os learning logs (aprendizados) e se aprimore. E nosso mundo continua em constante mudança, uma dinâmica que nunca se acaba....Torne o PDCA parte de sua vida! Mas não deixe de ser feliz, de curtir o presente, fazer o que ama e celebrar as vitórias e conquistas. Mais do que Social Media Exponenciais, queremos ser Seres Humanos Exponencialmente Felizes!

MLabs
Alex Eduardo Ferreira
Alex Eduardo Ferreira Seguir

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.” (Autor desconhecido)

Ler conteúdo completo
Indicados para você